sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O HOMEM QUE BUSCAVA SUA SOMBRA (David Lagercrantz / Stieg Larsson)

Sinopse: "O homem que buscava sua sombra" é o quinto volume da série Millennium, criada por Stieg Larsson, em que a hacker genial e o destemido jornalista se juntam para lutar contra as piores injustiças, numa trama atual e intensa. O livro será lançado em setembro pela Companhia das Letras e entra em pré-venda em breve. 
Neste quinto volume, Lisbeth Salander precisa passar um curto período atrás das grades, num presídio que também abriga uma das maiores criminosas da Suécia, de alcunha Benito. Na cela ao lado, ela observa uma jovem muçulmana acusada de matar o irmão sofrer ameaças constantes da gangue racista de Benito, a “dona” do pavilhão.
Mesmo sem ter acesso ao mundo exterior, Lisbeth dá um jeito de descobrir mais sobre as partes encobertas de sua infância traumática, depois que Holger Palmgren lhe apresenta pistas sobre um experimento pseudocientífico realizado com gêmeos. Claro que ela irá acionar o destemido jornalista Mikael Blomkvist para ajudá-la a desvendar esse mistério e a defender os desprotegidos, garantindo que os vilões paguem por seus crimes. Assim, a dupla está mais uma vez no cerne de um romance de tirar o fôlego, que aborda de modo fascinante muitas das graves questões que assombram o mundo hoje.

Meus comentários: Fiquei decepcionada com o quinto volume da série millennium. Lisbeth, aquela força da natureza, a anti heroina mais cativante que já conheci foi reduzida a uma jovem com alguns parcos talentos, perdendo a força emanada da personalidade talhada nos três primeiros volumes da série. Foi transformada numa figura pálida, cujo passado misturou-se ao passado de outros personagens criados apenas nesse volume. O jornalista Mikael Blomkvist, embora não me tivesse cativado desde o inicio da saga, foi igualmente despido de seus atributos, se tornando insípido, apagado, reduzido. Como o autor deixou no ar as pendências de Lisbeth com sua irmã, acredito não tardar um sexto volume por aí, entretanto ainda não sei se vou perder meu tempo com tal leitura. Lamentável.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.