quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

DISPARA, EU JÁ ESTOU MORTO (Julia Navarro)



SINOPSE: Um romance extraordinário sobre o conflito israelo-árabe retratando personagens inesquecíveis, cujas vidas se entrelaçam com os momentos-chave da história a partir do final do século XIX a meados do século XX, e recriando a vida em cidades emblemáticas como São Petersburgo, Paris e Jerusalém. Aqui Julia Navarro conduz o leitor através de relações duras de homens e mulheres que lutam por uma parcela de terra onde possam viver em paz.

Meus comentários: o livro é extenso e algumas vezes um tanto repetitivo, mas, ainda assim, muito bom. A autora coloca o leitor tão próximo aos personagens que é impossível não se abalar com as tragédias, não se angustiar com a ruptura de laços antigos, não seguir lendo numa fé cega de que uma solução mágica se apresentará e tudo acabará bem no final. Diferente do mundo onde vivo, da realidade que me cerca, o “final feliz” desses povos certamente não se assemelharão ao meu final feliz. Livro denso, triste e muito bem escrito.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.