quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

DE UM GRANDE AMOR E DE UMA PERDIÇÃO MAIOR AINDA (Letícia Wierzchowski)



SINOPSE: Bibico Nunes é um mulato de inesquecíveis olhos azuis que coleciona mulheres por onde passa, até o dia em que se apaixona por Cecília Antônia de Alfierez, a rica viúva de um deputado. Cecília, percebendo que está prestes a cair num despenhadeiro de amores, cria um sistema de regras para a sua paixão: um calendário com dias e horas para amar.
Como na mitologia grega, quando as deusas do Olimpo disputam o belo Páris, filho do rei de Tróia, Bibico Nunes é um mulato ambicionado não apenas pelas mulheres de carne e osso, mas também pelas mulheres imortais, as deusas feitas de areia, de vento e de mar, senhoras do Cadomblé, Iansã, Oxum, Obá e Iemanjá.
"De um grande amor e de uma perdição maior ainda" é um romance divertido,que conta a história de um "Páris" brasileiro, cuja paixão o leva a se meter em muitos problemas, até no maior de todos eles, o amor verdadeiro.

Meus comentários: eu gosto do estilo da autora, esse jeito brejeiro, algumas vezes engraçado, outras vezes tentando esconder uma dor que vai escapulindo em surdina... Uma narrativa bem interiorana, bem brasileira, retrata o malandro com todo sua lábia e desenvoltura e mostra a dança do gajo quando apaixonado, que  se divide para não perder os tronos todos que conquistou, as doçuras dos amores que vivenciou. Entre mulheres, filhos, o refúgio onde se recompõe,  as crenças folclóricas, o balanço do mar, ali se perde o mulato faceiro.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.