domingo, 23 de fevereiro de 2014

TRIÂNGULO ROSA (Jean Luc Schwab e Rudolf Brazda)

O livro conta as memórias de Brazda, homossexual, no campo de concentração nazista de Buchenwald. Ele acabou sendo preso nesse campo de concentração por ser gay, exclusivamente. Embora a literatura da epoca do nazismo seja farta, há muito pouco acerca desse campo de concentração específico, que na realidade era mais um local de trânsito, onde prisioneiros acabavam sendo enviados para outros locais.
Diferentemente da maioria da literatura do holocausto, o relato é bastante suavizado, mais voltado para a vida de Brazda, que não era judeu, povo mais perseguido pelos nazistas. Brazda permanece nesse campo de concentração até o final da guerra. Ao permitir o livro, muitos anos depois de sua soltura, considera-se que seja o último homessexual sobrevivente do holocausto.
SINOPSE: Esta obra procura revelar as investigações policiais que visaram aos homossexuais no Estado nazista - da ascensão do nazismo na Alemanha à invasão da Tchecoslováquia, da despreocupação no início dos anos 1930 ao campo de concentração de Buchenwald - e aborda, também, a questão da sexualidade num campo de concentração.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.