sexta-feira, 22 de novembro de 2013

GUERNICA - A SAGA DE UMA FAMILIA EM MEIO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA (Dave Boling)

Amei!!! O enredo me levou para a cidade basca de Guernica e me fez conhecer personagens bastante peculiares, como apenas junto ao povo basco eu poderia encontrar. Pessoas pitorescas, amorosas, falastronas e cativantes. E para além desse bonito passeio, estilhaçou-me o coração por conta das explosões das bombas nazistas que arrasaram a cidade e ceifaram incontáveis vidas em abril de 1937. Dali para a frente, o livro contou-me da coragem e força desse povo ímpar, me conduziu aos pirineus franceses e aos contrabandistas de coisas e pessoas que se aventuravam nas perigosas fronteiras da França e Espanha, contou-me acerca das crianças bascas refugiadas na Inglaterra e do bonito trabalho voluntário alí praticado. Também me mostrou os motivos que levaram o espanhol Pablo Picasso a criar o imenso quadro "Guernica". E, reservou uma deliciosa surpresa, afim de encerrar a narrativa com chave de ouro. Recomendo.
SINOPSE:  História e ficção se entrelaçam nesse bonito romance sobre a resistência de uma família, do amor entre os seus e das inabaláveis tradições bascas. O bombardeio de Guernica na véspera da Segunda Guerra Mundial foi um experimento devastador realizado pela Luftwaffe nazista durante a Guerra Civil Espanhola. Para os bascos, foi um ataque à alma de sua nação; para o mundo, um crime sem precedente na história da humanidade. Picasso ficou tão horrorizado com o ataque que resolveu imortalizar sua impressão em um mural que se tornaria para sempre um ícone mundial da atrocidade que o ser humano é capaz de cometer.

Um comentário:

  1. Na segunda guerra, durante a ocupação nazista à França,o quadro de Picasso, estava exposto no Museu do Louvre, em Paris, e Picasso o observava. Um culto e educado General alemão, também contemplando o quadro perguntou ao pintor:
    - É obra sua? Ao que Picasso respondeu:
    - Não! É sua!

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.