segunda-feira, 3 de junho de 2013

A PONTE INVISÍVEL (Julie Orringer)

Uma narrativa muito bonita, um excelente trabalho de pesquisa da Autora sobre a época da segunda guerra mundial. Ambientado na Hungria e em Paris, conta sobre um estudante de arquitetura hungaro judeu, seus irmãos, pais e amigos, que vivenciaram esse periodo de grandes perigos e imensuradas perdas sofridas pelo povo judeu. Mas o livro não se foca tão somente no holocausto de um povo.
O livro conta sobre um sobrevivente de guerra, alguém com sonhos, amores, filhos, amizades profundas e detentor de alguns segredos sobre a dificil arte de sobreviver. Andras Lévi, um jovem comum, como os jovens de todo o mundo, é uma construção cuidadosa da autora, onde o leitor conhece uma alma torturada pelos grandes horrores de uma guerra insana, mas também se depara com seres humanos imbuidos de uma coragem incomum, de uma solidariedade louvável. Recomendo.
SINOPSE: Em seu primeiro romance, Julie Orringer se inspira na experiência de seus antepassados húngaros durante a Segunda Guerra Mundial para construir uma narrativa ficcional cativante, que pode ser lida como uma história de amor, um thriller de guerra ou um romance histórico. Aos 22 anos, Andras Lévi recebe um convite para estudar na École Spéciale d’Architecture e se vê diante da repentina realização do sonho de deixar a Hungria para residir na charmosa Paris dos anos 1930. Tibor Lévi, por sua vez, consegue ingressar na faculdade de medicina de Modena, na Itália. Sempre que as parcas economias e a rotina de estudos permitem, os dois irmãos se reúnem para trocar confidências e aproveitar a noite parisiense. Andras, que se apaixona por uma mulher mais velha com um passado misterioso, logo se torna mais uma das preocupações de Tibor, que também se vê às voltas com um amor complicado. Nenhum deles previa, entretanto, as complicações que teriam início com a eclosão da Segunda Guerra Mundial: eles são obrigados a retornar à Hungria, onde são incorporados às frentes de trabalho destinadas aos judeus.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.