terça-feira, 14 de maio de 2013

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Emily Bronte)

Este li para o Desafio Literário de maio, cuja proposta era a leitura de livros citados em filmes. Este livro foi citado nos filmes "Eclipse" (da saga Crepúsculo de Stephenie Meyer) e "A proposta" (comédia romântica de 2009 estrelada por Sandra Bullock e Ryan Reynalds). Acredito que eu não tenha muita propensão para apreciar os clássicos... A narrativa é boa, bem contada, mas, para meu gosto, enfadonha. É muita vingança, muita crueza com relação à maldade que graça no coração empedernido de Heathcliff e, por outro lado, uma fraqueza vergonhosa por parte daqueles que deveriam combater essa maldade toda. O desfecho, no meu entender, para "ficar bonito na foto", descambou para conclusões óbvias e um tanto espalhafatosas, uma redenção muito instântanea e pouco crível. Enfim, não gostei, embora tenho lido até o final e não seria um livro que eu indicaria quer por conta dos personagens pouco desenvolvidos ou extremamente crus, quer pela história em si, que tenta uma dramaticidade teatral onde se verificam apenas venalidades e sordidez... Para dar um crédito, coloca-se uma pitada de bondade em alguns corações, mas nem estes escapam de possuir lingua ferina e atitudes mordazes.


SINOPSE: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.