terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A MENINA ÍCARO (Helen Oyeyemi)

A solidão de alguém que foge aos padrões, a abertura de canais espirituais facilitando a vinda daquilo que não se está preparado para lidar, a confusão de familiares que se negam a enxergar o óbvio e acabam por buscar explicação, conforto e solução por caminhos equivocados, tecem o panorama dessa trama que viaja da Inglaterra à Nigéria. Uma menina que sobrevive à irmã gêmea, que desconhece tal fato e que sofre constante dúvida, não se sabendo inglesa ou nigeriana, louca ou possuida... Se por um lado temos um aspecto assustador, por outro o livro é uma porta de entrada para o conhecimento da cultura e das crenças nigerianas.
Transcrevo abaixo um pequeno trecho, muito ao meu gosto, mas que não considero como spoiler e sim como a tônica do enredo:
"Duas pessoas famintas nunca devem fazer amizade. Se fizerem, se comem. É a mesma coisa com uma pessoa que tem fome e outra que está saciada: elas não podem ser amigas de verdade porque a faminta vai comer a saciada...
(...)
... Só duas pessoas saciadas podem ser amigas. Elas não querem nada uma da outra a não ser amizade..."
SINOPSE:  Jessamy Harrison tem oito anos. Sensível, caprichosa, dotada de uma imaginação extraordinária e poderosa, passa horas escrevendo haicais, lendo Shakespeare, ou simplesmente escondida no calor escuro do roupeiro. Como filha mestiça de pai inglês e mãe nigeriana, Jess não consegue deixar de se sentir isolada aonde quer que vá, e seus colegas de turma tomam cuidado com sua tendência a sucumbir terríveis ataques de gritaria. Quando é levada para o complexo da família da mãe na Nigéria pela primeira vez, ela conhece seus tios e as tias e primos - e seu incrível avô. Então, um dia, no deserto Alojamento dos Rapazes, encontro Titiola, uma garotinha esfarrapada da idade dela. Parece que afinal Jess achou outra desentrosada que vai entendê-la. TillyTilly conhece grandes e pequenos segredos e, alguns, ela não revela. Mas quando TillyTilly mostra a Jess como é fácil magoar as pessoas que a cercam, Jess começa a perceber que não sabe quem é TillyTilly. Lírico, poético e irresistível, A menina Ícaro é um romance de gêmeos, duplos e espíritos, de uma garotinha criada entre culturas e cores.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.