domingo, 25 de novembro de 2012

MATADOR INDIO (Sherman Alexie)

O livro tem uma história legal, tem mistérios, tem um pouco dos costumes indigenas americanos, enfim, tem uma miriade de assuntos para ser um excelente livro, no entanto, peca pela grande interrogação que me deixou... Eu o chamaria de inconclusivo. Mas não aquele inconclusivo normal de alguns enredos, onde o leitor utiliza sua imaginação ou mesmo sua percepção para traçar as palavras não ditas. , e sim um inconclusivo. Como o autor é descendente de indios também senti falta de uma exposição maior dos costumes e crenças indigenas, de respostas aos grandes porquês, de significados por detrás de algumas atitudes. Enfim, o livro, para o meu gosto, assemelhou-se à uma roupa de alta costura sem acabamento, faltou essencialidades.
SINOPSE:  Um assassino anda à solta, escalpelando homens brancos em Seattle. Enquanto o chamado Matador Índio aterroriza a cidade, o pânico toma conta da população nativa. A cada novo assassinato, a cidade é tomada pelo pavor. O conflito racial começa a crescer e crimes abomináveis, perpetrados por homens brancos contra a comunidade nativa, tornam-se cada vez mais violentos. Caos, revolta, protesto, degeneração cultural, loucura — todos estes elementos estão presentes na trama de MATADOR ÍNDIO, que a Editora Record lança no Brasil. Com estilo vigoroso, Sherman Alexie desenvolve uma história envolvente que faz jus aos elogios que a crítica americana e européia dedicam a ele.
No centro da história está o mentalmente desajustado John Smith, um índio adotado ao nascer por uma família branca, que se sente cada vez mais insatisfeito com sua vida e imagina a existência que teria levado na reserva. Em busca de suas raízes tribais, ele conhece Marie Polatkin, uma universitária engajada, que recebe uma educação refinada, mas não em suas tradições. Revoltada, ela vê pessoas como Jack Wilson, um ex-policial local que se tornou escritor popular de romances policiais, se fazendo passar por índio, numa tentativa de aceitação. Jack está decidido a escrever sobre as mortes brutais em seu próximo romance, que, acredita, revelará a verdadeira identidade do Matador Índio.
Enquanto o assassino busca sua próxima vítima e a população índia de Seatlle experimenta um misto estranho de medo e alívio, MATADOR ÍNDIO vai construindo um final inesperado e aterrador. Sherman Alexie explora com habilidade a alienação, a identidade e o lado sombrio do ódio racial em um livro perturbador.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.