quarta-feira, 9 de maio de 2012

MENTES CRIMINOSAS & CRIMES ASSUSTADORES (John Douglas & Mark Olshaker)

Para quem gosta de literatura policial, para os aficionados em crimes não resolvidos, o livro é muito bom. Escrito por um ex agente do FBI, especializado em traçar perfil de criminosos e que presta consultoria quando contratado, o livro nos dá uma idéia de como é traçado um perfil, de como orientar um interrogatório, das malícias existentes e que possibilitam estudar as reações dos suspeitos. Os crimes escolhidos pelo autor para serem comentados são alguns dos que causaram grande pânico ou celeuma, que chocaram a população na época em que foram perpetrados e que causam comoção ainda hoje. Todos os crimes relatados no livro não tiveram um desfecho satisfatório, os culpados não foram descobertos, o mistério permanece até hoje, o que dá ao leitor uma sensação única de curiosidade e inconformismo.
SINOPSE: De todos os milhões de casos de crimes horrendos cometidos através dos séculos, existem aqueles que parecem ter vida própria. Apesar da passagem dos anos eles continuam a manter seu fascínio sobre a imaginação coletiva e a despertar nosso medo atávico. Por alguma razão, cada um desses casos e as histórias que o acompanham tocam o âmago do ser humano - talvez devido às personalidades envolvidas, à insensatez da corrupção criminal, ao persistente incômodo da dúvida sobre uma justiça que não se fez ou ao desapontamento de saber que ninguém foi preso.
Cada um dos casos examinados nesse livro é extremamente controverso. E cada um contém, no fundo, alguma verdade universal, que todos nós podemos vislumbrar. Juntos formam um quadro bastante representativo do comportamento humano em condições extremas e nos levam a inevitáveis considerações sobre o bem e o mal, a inocência e a culpa.

Um comentário:

  1. O livro é muito interessante e quem se gosta de analisar perfis de criminosos, com certeza vai gostar.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.