quarta-feira, 23 de maio de 2012

EBOOKS

Em minha incursão pela seara dos ebooks, preferi a leitura de livros mais antigos, mais dificeis de encontrar em suas formas convencionais.
Vamos a eles:

"ANJO DA MORTE" (Robin Cook) - uma trama hospitalar, abordando entre outras coisas, a dependência de medicamentos por médicos. Naturalmente há um enredo bastante instigante sobre mortes misteriosas e inexplicáveis de pacientes que estavam em franca recuperação, como usualmente ocorrem nos livros de Cook. Embora a leitura seja fluida, comparado a outros títulos do mesmo autor, classifico este como mediano, havendo outros mais empolgantes, como COMA e FEBRE.

"FARINHA ÓRFÃ" (José Mauro de Vasconcelos) - uma coletânea de contos goianos, numa linguagem bem regional, mostrando o sofrimento, a solidão e as intempéries de um povo sertanejo castigado pela falta de recuros financeiros, pelos caprichos da natureza. Como quase todos os livros de José Mauro, há uma tristeza inexorável, um senso de fatalidade arraigado em seus personagens, que aceitam a vida como ela acontece, que não se rebelam e recebem o trágico como parte de seus destinos. Um bom livro.

Agora, discorrendo sobre os ebooks:
Positivamente: você pode escolher o tamanho da letra do livro, facilitando a leitura. Pode ler com a luz apagada, não ocupa espaço físico, possibilita a leitura de livros que já não estão no mercado há muito tempo, os alérgicos não sofrerão crises de rinite ao se depararem com as raridades.
Negativamente: inexiste a energia encerrada nas páginas de um livro, motivadas pelo manuseio constante. O leitor não o leva para todos os locais onde vai, marcar a pagina onde parou pode ser dificil, dependendo da formatação, o contato constante com a tela pode afetar a visão, muitos ebooks contém bastante falhas em suas digitalizações.
Resumindo: para os amantes da leitura as duas formas acabam se mostrando eficazes, e naturalmente nos dois casos, tanto do livro fisico quanto do ebook, nos deparamos com pontos negativos. O importante é ter em mente o fato de que agora temos a faculdade de optar pelo que melhor atenda nossas necessidades.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.